top of page

A EXCELÊNCIA ESTÁ NA CONSTÂNCIA!!!

Foto do escritor: HUMBERTO BARROSO da FONSECAHUMBERTO BARROSO da FONSECA

Você é o que faz repedidas vezes.

O vídeo acima, prova o antigo conto da talentosa lebre que por falta de foco, perdeu para a tartaruga vagarosa e persistente na corrida, a mensagem era que a constância é mais importante do que a velocidade, ok, mas você, alguma vez, desejou ser a tartaruga da corrida? Provavelmente sua resposta será não, você sempre quis ser a lebre mais atenta. Ao priorizarmos o talento esquecemos o poder do esforço e da dedicação e colocamos no acaso e na genética ou em qualquer outra desculpa o sucesso de alguns.


Malcolm Gladwell em seu livro Outliers, menciona acerca das 10.000 horas de treinamento, citando personalidades de sucesso, como Mozart, Jordan, Beatles, tidas como talentos natos, porém demonstrando que quando estouraram já haviam se dedicado mais de 10.000 horas em seus “dons”. Oscar Schmidt apelidado de “Mão Santa” demonstrava insatisfação com o apelido, pois mencionava que sua mão não era santa e sim treinada. Carol Dweck consegue em seu livro MINDSET: a nova psicologia do sucesso, descreve em dois tipos, a diferença de pensamento das pessoas, as com MINDSET fixo e as com o MINDSET de crescimento, vejamos as diferenças.


Em uma conversa de amigos, um deles mencionou todo o sacrifício e abdicações que fez para chegar onde chegou em sua carreira, o seu colega disse que se soubesse que chegaria onde o ele chegou, faria o mesmo, a resposta foi, essa é a diferença, eu fiz sem ter nenhuma certeza que chegaria, apenas a de que eu era capaz. Uma outra situação semelhante pode ser vista em academias, quantas vezes aquela mulher disciplinadíssima, com alimentação regrada, que não falta um treino, nem mesmo em feriados, que independente se está chovendo ou não acorda cedo para correr, se privando de comer o que gosta para atingir seus objetivos, chegava ao seu corpo ideal, 1 mês após ter tido neném e as pessoas diziam que ela conseguia porque sua genética era boa.


As histórias acima retratam os dois tipos descritos por Dweck, pessoas de MINDSET FIXO, que criticam, e que pensam, se não foi é porque não era para ser, e os protagonistas, que retratam pessoas de MINDSET de Crescimento, que mesmo nas adversidades resolveram se rebelar e correr atrás dos seus sonhos, que não deram ouvidos aos pessimistas e seguiram seus planos até atingirem o sucesso, que para eles, muitas vezes, ainda é apenas o começo.


Você, já desejou ser a tartaruga? O que já desejou fazer e adiou pois se achava sem “Dom”? Tocar um instrumento? Fazer uma Maratona? Abrir um negócio? Fazer um intercâmbio? Ser diretor de uma grande empresa?


Acredite em você, acredite que você é capaz de coisas formidáveis e que cada indivíduo veio ao mundo para fazer história, usando um trecho de um texto de Nizan Guanaes, já vimos histórias sobre sucesso e fracasso, mas nunca ninguém narrou o ócio, acomodação, o não fazer. Faça e refaça quantas vezes for necessário, mas não pare até que tenha atingido seu objetivo.


Até a próxima.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2023 por Humberto Barroso - Liderança de Resultado

bottom of page