Aprendizados da derrota na minha 3ª prova de Ironman 70.3.

Em novembro de 2018, mais precisamente dia 25, 6h da manhã, eu estava pronto para largar na minha 3ª prova de Ironman 70.3, fiz a natação e os primeiros 45km dos 90km da bicicleta melhor do que estava planejado, porém no quilometro 65 tive um problema na bicicleta e apesar de ter conhecimentos básicos para resolver o problema, infelizmente não consegui, nervosismo, o acaso, não sei, o fato é que isso me fez perder tempo e ter um desgaste maior, pois tive que recorrer ao ponto de apoio que estava distante aproximadamente 8km de onde eu estava, com a cabeça ruim, as dores acabaram tendo mais força do que eu estava disposto a suportar naquele dia, e acabei abandonando a prova após 4horas e 40 minutos e 99km percorridos das 5horas e 55 minutos previstos e dos 113 km da prova.
Passada a frustração de não concluir uma prova, porém da certeza de ter tomado a decisão correta, buscando preservar minha saúde, tentei encontrar as lições desta derrota, afinal de contas, pneus poderão furar sempre, dores vão ocorrer e a única coisa que eu posso fazer é dar menos chance ao acaso, e nesta reflexão percebi que havia cometido diversos erros. O primeiro deles foi na preparação, tive faltas não fiz os treinos como deveria, a segunda foi na véspera da prova, tive contratempos que poderiam ter sido evitados, a alimentação e o repouso foram diferentes, a revisão da bicicleta, por que não colocar um pneu novo? Ao fazer isso, dei chance para o acaso.
Buscando uma analogia com as nossas vidas, sempre que dermos chance ao acaso ele irá se manifestar, carro parado na rua por falta de combustível, pior em uma rua deserta e longe de um posto? Dor de dente em um final de semana distante dos grandes centros? Máquina da quebrada no momento de pico da produção, sem técnico para atendimento imediato? Demanda emergencial em uma agenda já completamente comprometida?
Um bom número de pessoas trata situações como esta de azar, falta de sorte, destino, eu prefiro APRENDER COM AS DERROTAS, afinal de contas, a única pessoa que posso mudar sou eu mesmo e por isso, busco entender o que eu poderia ter feito para que tal situação não tivesse ocorrido.
Tente ver o mundo com as lentes da RESPONSABILIZAÇÃO, aprenda com as derrotas elas sempre tem muito a nos ensinar, evite culpar o destino ou sua sorte, ao fazer isso estará vendo a situação com as lentes da VITIMIZAÇÃO, e pouco poderá fazer para evitar que esta situação volte a acontecer no futuro, ao invés de se perguntar, por que o meu pneu? pergunte por que não coloquei um pneu novo? Poderia furar mesmo sendo novo, sim, claro, mas eu desta forma é minimizo as chances do acaso.
Um pouco melhor a cada dia.
Até a próxima.
#poderdameta #liderancaderesultado #lideres #liderança #trabalhoemequipe #propósito #carreira #desenvolvimentoprofissional #motivação #mindset #crescimento #mentalidadevencedora #gestãodepessoas #rh #recursoshumanos #business #leadership #teamwork #autoconhecimento #entendendoaspessoas #liderançaderesultado #gestãoderesultado #dicadeleitura #lerparacrescer #conhecimento #geraçãodevalor #produtividade #inspiração #líderinspirador #criandoseguidores
Comments