top of page

AS EMPRESAS PAGAM EM DUAS MOEDAS.

Foto do escritor: HUMBERTO BARROSO da FONSECAHUMBERTO BARROSO da FONSECA

Você recebe a sua tão sonhada promoção e começa a pensar em quanto vai ser o seu salário e o quanto aquele extra irá colocá-lo mais próximo dos seus objetivos. Porém, ao receber a carta-proposta, o valor vem abaixo do que esperava, normalmente abaixo do colaborador que exercia o cargo anteriormente. Certa vez isso aconteceu comigo, e percebi que você pode ficar feliz e triste ao mesmo tempo com a mesma situação.

 

A situação acima aconteceu comigo em minha primeira promoção. Por sorte, na época, eu respondia a um grande líder com quem aprendi muito, meu amigo Marcelo Adler, que me disse algo simples e direto: "Calma, as coisas vão acontecer." Só me restava trabalhar e acreditar, afinal de contas, nessa situação, seu poder de negociação é bem baixo e, inclusive, pode atrapalhar seu crescimento profissional.

 

Pouco tempo depois, em algumas leituras sobre desenvolvimento de carreira e liderança, li uma frase que, para mim, foi um divisor de águas e da qual parte já coloquei no título deste artigo: "As empresas pagam em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro; o dinheiro virá depois" (Harold Geneen). É bem difícil, em um momento em que qualquer real faz a diferença, aceitar que essa frase é verdadeira, mas pude comprovar isso na prática.

 

O fato é que, em empresas com programas de desenvolvimento de liderança sérios, as promoções são focadas no potencial e nas entregas anteriores. Há uma expectativa alta e uma grande possibilidade de o profissional se encaixar e performar bem no novo cargo, mas ele ainda está aquém do que realmente poderá entregar na posição.

 

Por isso, a frase "agarre a experiência" é a melhor ação que qualquer profissional pode tomar. Não estou fazendo nenhuma apologia ao desprendimento financeiro; muito pelo contrário, pela minha experiência, agarrar primeiro a experiência lhe trará maiores ganhos futuros.

 

Trabalhar em empresas em fase de crescimento traz inúmeras oportunidades de crescimento profissional. A seguir, deixo 5 dicas para que você, que deseja crescer profissionalmente, possa utilizar para agregar experiência e entrar no pipeline de liderança da sua empresa:

 

  1. Sempre que surgir um projeto que possa agregar conhecimento do negócio e deixá-lo mais forte profissionalmente e com maior visibilidade na empresa, diga "EU QUERO PARTICIPAR". Você irá trabalhar mais e não receberá nada a mais por isso (de imediato), mas, fazendo a coisa certa e entregando o resultado na sua área e no projeto em que está ajudando, com certeza será um outro profissional ao final desta jornada.

 

  1. Encontre um mentor com quem possa desabafar e que o ajude a entender o "xadrez de gente" que ocorre dentro das empresas. Consiga mapear quem são seus principais concorrentes, o que eles fazem melhor do que você e o que você faz melhor do que eles.

 

  1. Foque nos seus pontos fortes. Estudos comprovam que profissionais em destaque, em altos cargos de gestão, são diferenciados em determinados pontos; ou seja, o destaque dos pontos fortes é mais importante do que a redução dos pontos fracos. Uma ótima analogia é o ato de andar de bicicleta: focar nos seus pontos fortes é como pedalar na ladeira; com pouco esforço, você chegará ao destino mais rápido. Se considerar a mesma distância em uma subida ou se focar nos seus pontos fracos, demorará mais a chegar, isso se não cansar antes.

 

  1. Escreva seu Plano de Desenvolvimento Individual: sua carreira é uma responsabilidade sua. Identifique sua missão, visão de futuro e valores; descreva seus pontos fortes, fracos, e as oportunidades e ameaças que possui na empresa; trace suas metas de curto, médio e longo prazo; defina os KPIs e trace o plano para alcançá-los.

 

  1. Por fim, e esse será o título de um próximo artigo, lembre-se: o Futuro é muito caro. Tenha o prazo para suas metas; um mentor o ajudará muito com isso, mas a diferença entre um teimoso fracassado e uma pessoa de sucesso foi o resultado. O futuro é muito caro. Se você notar que sua promoção está cada vez mais distante, talvez seja a hora de se movimentar: fazer networking, buscar oportunidades, de preferência subindo um degrau hierárquico em uma empresa de menor porte, onde você contribuirá para o crescimento e desenvolvimento.

 

Espero que sua semana seja de muito sucesso e que possa atingir todos os objetivos que traçou para ela. Lembre-se: as empresas sempre pagam em duas moedas: Dinheiro e Experiência. Agarre a experiência primeiro; o dinheiro virá depois.

 

Boa semana e até a próxima.

 

Humberto Barroso

Liderança de Resultado

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2023 por Humberto Barroso - Liderança de Resultado

bottom of page