top of page

FEEDBACK - NUNCA ULTRAPASSE A LINHA

Foto do escritor: HUMBERTO BARROSO da FONSECAHUMBERTO BARROSO da FONSECA

Certa vez, um amigo veio até mim pedindo mentoria porque havia recebido um feedback mais pesado de seu gestor direto. Questionei sobre o que havia sido dito e percebi que o que mais o deixou desconfortável foi o fato de o gestor ter falado que ele não estava engajado. Você se identifica?


Já começando com o título deste arquivo, gestor, ao dar um feedback, nunca ultrapasse a linha. No exemplo acima, o gestor em questão ultrapassou a linha ao fazer uma acusação de algo extremamente pessoal. Não foi um feedback, mas um julgamento subjetivo, que gerou desconforto no colaborador e, pior, não atingiu o seu objetivo, que acredito ser desenvolver o colaborador e melhorar os resultados da operação.


Você deve estar se perguntando: "Mas e se o colaborador realmente demonstrar exemplos de uma pessoa desengajada?" Neste caso, o feedback deveria apresentar os fatos, demonstrando que suas atitudes e comportamentos mostram um desalinhamento com a cultura da empresa, pois as atitudes esperadas para sua posição são Atitudes A, B e C.


Nunca ultrapasse a linha. Ao dar um feedback, não use expressões como: "Você quis "rebaixar"seu colega após a sugestão que ele deu." Em vez disso, diga: "Gostaria de lhe passar um feedback. Ontem, após a sugestão de um colega seu sobre o projeto 'NUNCA ULTRAPASSE A LINHA', você verbalizou que a sugestão era absurda e não deveria sequer ter sido cogitada. Fui procurado depois tanto pelo seu colega quanto por outros membros da equipe que se sentiram desconfortáveis com o seu comportamento. Você deve sempre expressar suas opiniões, mas, como melhoria, sugiro que o faça trazendo fatos e dados. Você é um colaborador de grande importância para nossa empresa e pode contar comigo para ajudá-lo com essa melhoria. Temos um acordo?"


Particularmente, utilizo o acrônimo FIRMAR para estruturar meu feedback:

  • F - Fato ou situação específica que precisa ser abordada.

  • I - Impacto que o fato gerou na operação.

  • R - Reação observada no tratamento do ocorrido.

  • M - Melhorias sugeridas.

  • A - Acordo. Dar ao colaborador a possibilidade de ajustar as melhorias sugeridas, mas sair com este acordo firmado.

  • R - Reforço positivo. Deixe claro que você está ali para apoiá-lo e colaborar com o seu desenvolvimento.


Quando bem utilizado, o feedback é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de grandes líderes. Use e abuse dos feedbacks, mas lembre-se: NUNCA ULTRAPASSE A LINHA.


Até a próxima.


Humberto Barroso

Liderança de Resultados

142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


© 2023 por Humberto Barroso - Liderança de Resultado

bottom of page